Wednesday 14 September 2011

Getting Started

There's nothing like going back to school when you're little. Meet friends, make new ones, meet the beloved teacher... Of course these kids like to go to school, they have close-to-zero responsabilities (compared to mine, you know)!

I used to like going back to school. My classes started last Friday and so did the "nightmare". I have to admit I had a little crisis before that dreadful Friday. I feared this year all over my summer holidays. I tried hard not to think of it until the last week, and I was a bit successful at it. But now it's here and I have to face it.

Last year was a big shock for me, I tell you, I wasn't prepared at all to what was coming. The pressure is really high, the teachers demand and expect the very best of you and you have that I-can't-fail-this feeling all over the year. It was a very stressful year.

I am now a sophomore in high school. I have two big exams this year (Physics & Chemistry and Biology, the able-to-screw-your-life-if-you-fail one) and my teachers like to "kindly" remind us of that constantly now. I obviously can't drew my mind off them, they're the thing I'm working for this year.

As I told you, my classes have started and my teachers are already sending us homework. When we complain, they tell us: "You'll see the amount of work in two months, this is just a little sample." Thanks, that was so encouraging (ironic smiles all over our faces)!

I'm sorry this is so big and boring for most of you, but I just had to spit it out. You know, let my feelings flow. Thanks for being here reading this. If you aren't, I'll just pretend you are, it'll make me feel much better :)

**********

Não há nada como voltar à escola quando se é pequeno. Encontrar os amigos, fazer novos amigos, encontrar o amado professor... É claro que estes minorcas gostam de ir para a escola, têm quase zero responsabilidades (comparadas com as minhas, vocês sabem)!

Eu costumava gostar de voltar à escola. As minhas aulas começaram na sexta-feira e o pesadelo veio a acompanhar. Tenho de admitir que tive uma pequena crise antes dessa temida sexta-feira. Receei este ano durante todas as férias de verão. Tentei sinceramente esquecer-me disso, e até sucedi. Mas agora ele está aqui e tenho de o enfrentar, quer queira quer não.

O ano passado foi um choque para mim, podem crer, não estava preparada de maneira alguma para o que estava a vir. A pressão é muito elevada, os professores esperam e querem apenas o melhor do melhor de ti e tens aquela sensação não-posso-falhar todo o ano. Foi um ano muito stressante.

Agora estou no 11º ano da escola secundária. Tenho dois grandes exames este anos (Físico-Química e Biologia, o tal que consegue estragar a tua vida se falhares) e os meus professores gostam de nos lembrar constantemente de tal. É óbvio que não me posso esquecer deles, são aquilo para que estou a trabalhar este ano.

Como vos disse, as minhas aulas começaram e os meus professores já nos mandam trabalhos de casa. Quando alguém se queixa, eles dizer: "Vão ver só a quantidade de trabalho daqui a dois meses, isto é só uma amostra!" Muito obrigada, foi mesmo encorajador (sorrisos irónicos em todos nós)!

Desculpem por este texto ser tão grande e deprimente, mas tinha mesmo de deitar tudo cá para fora. Vocês sabem, deixar sair os sentimentos. Obrigada por estarem aqui a ler isto. Se não estiverem, vou fazer de conta que sim, vai fazer sentir-me muito melhor :)

1 comment:

  1. Eu compreendo. A verdade é que o 11º ano é o mais complicado. Mas vais ver que quando menos esperares já estas a acabar o secundário. Pensa que é para isso que vais à escola todos os dias; para estudar, para aprender. É difícil, eu sei. Mas também tem momentos muito bons pelo meio.

    ReplyDelete